Monumento a Madre Paulina

Madre Amábile Paulina

“Projeto do monumento a Madre Paulina não morreu”,  assegura secretário Dorli Nunes Júnior

Por Danilo Gomes

No que diz respeito a estátua da Santa Madre Paulina,  o secretário de Turismo de Imbituba, Dorli Nunes Júnior, fala com segurança de projetos que, segundo ele, ajudarão a tornar Imbituba conhecida no mundo inteiro. Nessa esteira de realizações ele relaciona também a construção do monumento da Santa Madre  Paulina, projeto que, segundo o secretário, sofreu interrupção mas não morreu. Esse projeto, diz o entrevistado, inicialmente previsto para utilizar recursos próprios do município, da ordem de R$ 7 milhões, seria inviável nessas condições e por isso, a pedido do prefeito Rosenvaldo Júnior, foi reavaliado, tanto em termos de recursos financeiros quanto na sua estrutura de engenharia.

https://youtu.be/Bu432zwl1r0

O Monumento da Santa Madre Paulina, reconhecido pelo secretário de Turismo como peça importante para o fortalecimento do turismo religioso na região sul do Estado, sofreu mudanças na sua concepção, inclusive com revisão e distribuição orçamentária. De acordo com essa nova formatação, 25% do custo da obra caberá à Prefeitura, 25% para o governo estadual, 25% para o governo federal e os outros 25% para a iniciativa privada. Atualmente o projeto está passando por um levantamento ambiental, preparação de área de estacionamento, acesso e variação na sua localização. Os moldes que já estava em fase adiantada de construção serão guardados em local seguro para serem aproveitados oportunamente.

Meio ambiente

Após destacar que o novo projeto de construção do monumento da Madre  Paulina tem sido discutido amplamente com a Câmara de Vereadores, o secretário enfatizou a necessidade de tratar do assunto com muita responsabilidade para que não hajam problemas que acabem paralisando a obra em andamento. O secretário falou também das opções turísticas hoje oferecidas por Imbituba, projetada como importante destino turístico do sul do país. “Temos um turismo baseado no meio ambiente, com nossas praias, nossas dunas, rios, lagos, que por si só já representam grandes atrativos naturais. É claro que a infraestrutura para aproveitamento desse potencial ainda é limitada mas estamos trabalhando para reverter esse quadro”, enfatiza.

PÓRTICO E ESTÁTUA DA SANTA PAULINA

Como novidade na área do turismo, Dorli Nunes Júnior anuncia a disposição do município de iniciar em breve a construção de um pórtico, nos qual haverá a identificação da cidade com suas baleias francas, trilhas e outras, sempre procurando dar maior visibilidade ao município como opção de turismo. Segundo o secretário, sua equipe, em conjunto com o Contur (Conselho de Turismo), pretende ocupar melhor os espaços que ainda não foram ocupados. “Vamos construir um parque temático no Morro do Mirium, na Guaiuba, onde serão instaladas uma marina, um mirante e outras atrações. Esse projeto deverá ser iniciado no próximo ano. Atualmente, a secretaria de turismo está concentrada na preparação das atrações de Natal e Revelion, procurando repetir o sucesso de anos anteriores.

Após destacar que ainda não estão definidas as atrações do carnaval 2019 e do próprio Festival do Camarão, Dorli Júnior confirmou que o festival deverá ser realizado na mesma data do ano anterior, em abril, com shows nacionais ainda não licitados. Com a programação de carnaval ocorre o mesmo, dependendo também de estudos realizados pela equipe do Contur, entidade que hoje participa de todas as atividades de turismo do município, como conselheira e apoiadora. Sua participação mais recente foi a Semana da Baleia Franca, realizada com absoluto sucesso. “Estamos falando de atividades de lazer e como tal temos que procurar atrações que estejam de acordo com a expectativa da comunidade”, destaca.

O MONUMENTO A MADRE PAULINA

Sobre o projeto de construção do monumento de Santa Madre Paulina, é bom lembrar que Imbituba é considerada a primeira localidade onde ocorreu um milagre reconhecido da Santa nascida na Itália e radicada brasileira, com santuário em Nova Trento no Vale do Itajaí. Ela será homenageada com uma estátua de 46,5 metros de altura, prevista para ser instalada no alto do Morro do Mirim.

A imagem integrará um complexo que abrigará o santuário à Madre Paulina. O projeto, iniciado por inspiração da comunidade católica do município, através do saudoso Camilo Damázio, foi interrompido no ano passado, pelo alto custo e por irregularidades ambientais, dificuldades já superadas. Depois de pronto, o complexo religioso deve receber entre 15 mil e 20 mil devotos mês.

Clique aqui para voltar a página inicial.

Summary
Photo ofMadre Paulina
Name
Madre Paulina
Nickname
(Santa Paulina)
Website
Job Title
Monumento a Madre Paulina