Faça exercícios com o seu cão e deixe o sedentarismo de lado

Mascote e dono felizes na hora do passeio Utilizando paciência e dedicação, com certeza, você conseguirá desfrutar dos momentos dedicados para levar seu cachorro para passear, o que contribuirá para que ambos, tanto o dono como a animal, mantenham-se em boa forma, tanto física como mental.

Fazer exercício físico não é uma atividade prazerosa para todo mundo. Enquanto alguns são viciados por academia e em ter um corpo perfeito, outros simplesmente não sentem prazer em malhar. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 2011, apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas regularmente.

A pesquisa mostra também que o índice de sedentarismo chega a 16,4% no país. Basta 30 minutos diários de exercício, cinco vezes por semana, para deixar de ser considerado um sedentário de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E vale tudo para largar a preguiça, inclusive fazer caminhadas diárias com o seu cão, já pensou nisso? Além de fazer bem para a sua saúde, o seu cãozinho vai ficar mais calmo e também saudável com uma volta diária.

Correr, brincar, pular faz parte do dia a dia dos cães. Hoje em dia, o comportamento sedentário dos donos está sendo transferido para os animais. Cães e gatos, que ficam presos constantemente, precisam passear pelo menos uma vez ao dia. Devido à vida corrida de seus donos, muitos saem apenas aos finais de semana.

Antes de iniciar a rotina de exercícios com o seu animal é preciso ter muito cautela. Leve sempre água fresca para oferecer ao animal, eles podem se desidratar facilmente. Nos dias mais quentes procure passear no período da manhã, o sol do meio dia não é recomendado para as caminhadas. Recolha a sujeira do seu cão, as fezes podem transmitir doenças para os humanos. Limpe as patas do cãozinho depois do passeio, as ruas e calçadas acumulam poluição e escondem germes e bactérias. Evite deixar o cachorro próximo de gravetos, arbustos e gramados, pois estes locais são moradas de carrapatos.

Mas nem todo cachorro nasceu para ser atleta, alguns animais não têm condições físicas para a prática esportiva. Raças com predisposições genéticas como problemas de coluna ou displasia coxo-femural podem ter problemas agravados com o excesso de exercício.

Antes de adquirir um animal fique atento para levar para casa um que se adéqüe ao seu perfil. Cachorros de grande porte em geral como labrador, golden retriever e border collie são esportistas por natureza.  Raças menores como poodle e cocker spaniel são ótimos para companhia. Buldog e schitzu têm focinho achatado e podem desenvolver problemas respiratórios, por isso não são aconselhados para longas caminhadas.

Algumas dicas para levar seu cão para passear com facilidade

Se seu cão não se comporta de forma devida na hora de levá-lo para passear, não é culpa dele. Você é responsável pela socialização dele e por ensinar as condutas que ele deve seguir. No momento do passeio, seu animal de estimação deve entender que é você quem dita as regras.

Lembre-se que essa atividade é uma coisa que seu cão precisa, não só para fazer as necessidades fisiológicas, mas também para se exercitar e poder se relacionar com o entorno, longe dos limites de casa.

Muitos cães ficam ansiosos quando sabem que se aproxima o momento de sair para passear. Por isso, só coloque a coleira quando ele tiver se acalmado. Procure deixá-lo calmo antes de sair pela porta. Pare de andar se ele demonstrar que está impaciente E você tem que sair primeiro que ele. Deve ficar claro que você guiará o caminho e não ele.

Na rua, se ele demonstrar que pretende correr quase te arrastrando pelo chão e puxando a coleira, você deve interromper a caminhada até que ele se acalme. Você deve fazer o mesmo se ele apresentar agressividade com outros cães ou pessoas na rua durante a caminhada.

O passeio permite que seu animal de estimação não só queime energia e relaxe, mas permite que ele desenvolva os instintos de cão:

  • Marcar território;
  • Rastrear distintos cheiros;
  • Relacionar-se com outros cães;

Dentro de suas possibilidades, o ideal é levar seu animal para passear no mínimo três vezes por dia.

Tenha em mente que um passeio longo antes de você sair para trabalhar pode ser sinônimo de um cão relaxado, que não ficará entediado nem destruirá as coisasda sua casa quando ficar sozinho.

Tanto no verão como no inverno devemos evitar sair nas horas em que o clima for menos favorável.

Mascote e dono felizes na hora do passeio
Utilizando paciência e dedicação, com certeza, você conseguirá desfrutar dos momentos dedicados para levar seu cachorro para passear, o que contribuirá para  que ambos, tanto o dono como a animal, mantenham-se em boa forma, tanto física como mental.

Clique aqui para voltar a página inicial.