Escolhendo a cor ideal para ambientes da sua casa

Escolhendo a cor ideal para ambientes da sua casa

Sentir-se bem em casa é fundamental. É dentro do nosso lar que recarregamos a energia, ficamos com a família, recebemos amigos e até trabalhamos mais um pouco. E como fazer tudo isso se não nos sentimos confortáveis e felizes?

Às vezes, alguns ambientes não nos fazem bem. Uma pintura desgastada, uma cor mal colocada e pronto… A sensação de mal-estar é inevitável… O que fazer? Renovar!

Trazer energia positiva! E para isto… Cores! Mas é preciso cuidado!

Na hora de transformar os ambientes é necessário saber que as cores podem influenciar de maneira positiva ou negativa o cômodo em que será inserida. Seguem algumas dicas sobre as cores para que o resultado não seja o inverso do esperado.

Preto – O seu uso deve ser muito cuidadoso. Por ser uma cor depressiva e opressiva, seu uso pode transmitir angústia, pois pode lembrar tristeza e perda. É bom usá-la apenas em pequenos detalhes.

Branco – Cor neutra, pode ser aplicada em qualquer ambiente. Não é aconselhável usá-la em demasia, pois pode passar a sensação de frieza e vazio. Uma boa dica é quebrar esta sensação com quadros e móveis coloridos.

Vermelho – As áreas de prosperidade, fama, relacionamento afetivo, sucesso e auto-estima são estimuladas por esta cor. Porém, ela deve ser usada em pequenas doses, senão provoca explosões de humor, confusões e brigas. No quarto do casal pode ativar a sexualidade e na cozinha e salas de jantar e estar ativa o apetite e a fala.

Verde – É uma cor neutra, ótima para acalmar pessoas agitadas e o sistema nervoso. Significa esperança e satisfação. Duas boas situações para usá-la: em casas em que existem pessoas com problemas de saúde (pode ser usada no quarto da pessoa doente), pois a cor é ótima para curas, e em banheiros, para elevar a energia do local.

Amarelo – Esta cor ajuda nos estudos, pois também ativa o intelecto. O apetite e a comunicação também são estimulados pelo amarelo, sendo interessante aplicá-la em salas e cozinhas. E por ser a cor da luz, é ideal para ser usada em ambientes escuros.

Lilás/Violeta – É uma cor ótima para a saúde. Ela acalma o coração, os nervos e a mente. Também estimula a meditação e a espiritualidade, traz tranquilidade e sossego. Como tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. O lugar ideal para usá-la é em um cantinho próprio para oração ou meditação. Só não é aconselhável usá-la em excesso, pois pode causar ansiedade e depressão.

Laranja – Quando usada em quantidade pequena, estimula a comunicação, os sentidos e a criatividade, por isso é muito indicada para cozinhas, salas de jantar e de estar. Se utilizada em excesso, pode levar a aumento de apetite e a muitas brincadeiras e conversas. Portanto, é bom não exagerar.

Azul – Excelente para pessoas agitadas, pois tem efeito calmante e tranquilizante. Evite usá-la em demasia, pois provocará sono excessivo.

Agora que você já sabe como as cores podem ajudá-lo, prepare seu arsenal e… mãos à obra!

 Clique aqui para voltar a página inicial.