Dicas para produção de um evento de casamento

O dia da celebração da união de um casal faz parte dos sonhos de noivos e noivas de vários estilos. Para que tudo ocorra como o esperado, você deve ter cuidado para colocar em prática todas as medidas possíveis para os sonhos dos clientes se tornarem realidade. Sendo assim, separamos 9 dicas para produção de um evento de casamento, com a finalidade de facilitar o seu trabalho de organização e planejamento.

1. Escolha antecipadamente a data e o local

Conciliar a data com o local desejado é uma tarefa que pode ser bastante complicada, uma vez que nem sempre os ambientes escolhidos estão disponíveis na data que o casal pretende casar. Por isso, quanto antes você checar a disponibilidade dos locais, mais fácil será conseguir produzir o casamento de acordo com o que os noivos desejam.

Antes de “bater o martelo” em relação ao local, tanto para festa quanto para uma possível cerimônia religiosa, é fundamental verificar se o ambiente em questão apresenta as características necessárias para a realização do evento. Logo, observe fatores como a quantidade de pessoas que o local comporta, entre outros elementos. Confira nossas dicas para escolha de data local de um evento e adapte-as ao casamento.

2. Prepare-se para os detalhes da celebração religiosa

Caso o casal queira fazer uma missa, culto ou outro tipo de celebração matrimonial atrelada a uma religião, é importante checar o que cada igreja permite, sem se esquecer de confirmar o horário, pois muitas igrejas fazem vários casamentos em um único dia. Também é essencial prestar atenção em detalhes como a seleção do padre, pastor ou outro celebrante, bem como a decoração do local, as músicas que serão tocadas e a conduta adequada de comportamento e vestimenta para os participantes do evento.

3. Defina o estilo da festa

No momento de planejar a festa, você deve conhecer bem o estilo do casal, pois o tipo de festa precisa estar em sintonia com o estilo dos noivos. Assim, eles e os convidados perceberão que a sua produção se preocupou em deixar o evento com a “cara dos noivos”.

4. Use a lista de convidados para determinar o local e o menu

Peça para os noivos fazerem uma lista de convidados, de modo que você tenha condições não apenas de elaborar convites que combinem com o estilo do casamento, mas também seja capaz de determinar o lugar com base no número de pessoas estimadas. Além disso, você poderá determinar o menu a ser servido, considerando uma margem que impeça a falta de comida e bebida ou uma sobra exagerada dos alimentos.

5. Contrate um serviço de comida de alta qualidade

Em geral, a maioria dos casamentos conta com um serviço de buffet para saciar a fome dos convidados. Independente do tipo de comida que o casal tenha intenção de oferecer, cabe a você contratar um serviço de comida de alta qualidade. Cheque os alimentos e bebidas incluídas nos valores cobrados e se certifique de que o restaurante ou empresa que você pretende contratar possua uma boa experiência na área.

6. Escolha um horário adequado para o tipo de casamento escolhido

A hora que um evento começa é crucial para que você organize a festa e para os convidados se prepararem melhor. No caso de casamentos realizados durante o dia, não há necessidade de uma formalidade muito grande. Dessa forma, a decoração, o cardápio e os trajes usados podem ser mais descontraídos, sem deixar de lado a sofisticação. Enquanto isso, casamentos durante a noite podem ser mais luxuosos e elegantes. Tecidos nobres e brilhantes são ideais para casamentos noturnos, por exemplo. Já o menu oferecido em jantares depende do estilo de festa, com a possibilidade de deixar que os convidados se sirvam ou fazer um jantar em que os garçons sirvam a comida aos convidados.

7. Pesquise diferentes opções de decoração

Depois de definir em que horário o casamento ocorrerá, você terá que pesquisar diferentes opções de decoração para apresentar aos noivos, que decidirão a partir de suas preferências. Lembre-se de que a decoração contribui para que o evento possua uma atmosfera agradável. Para tanto, os elementos decorativos devem estar em harmonia com o restante da festa. Não adianta ter uma decoração requintada se o jantar e o local forem muito simples, por exemplo.

Se você não tiver qualificação para cuidar pessoalmente da decoração ou não tiver alguém na sua equipe para atuar nessa função, é possível separar uma parte do orçamento do casamento para a contratação de um decorador, profissional capaz de criar a decoração mais apropriada para o evento que você deve planejar.

8. Confira o gosto musical dos noivos

Festas que não são temáticas podem ter músicas de estilos variados para animar os convidados. O mais comum é contratar uma banda ou um DJ para tocar no ambiente. Ao dar chance aos noivos participarem ativamente do processo de escolha das músicas, você garantirá a satisfação deles no quesito musical. E já que estamos falando sobre música, não se esqueça de contratar também alguém que se encarregue da trilha durante a cerimônia religiosa, caso ela aconteça.

9. Fique atento aos detalhes

Mais do que organizar as ações mais urgentes, é imprescindível ficar atento a outros detalhes, que também influenciam o êxito do evento. É o caso dos seguintes itens: limpeza do local; disponibilização de um espaço para que os convidados estacionem seus automóveis; instalações para que noivos e outras pessoas se arrumem confortavelmente; contratação de seguranças e manobristas; entre outros.

Alex Soares | Videomaker

Fechar Menu
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE