Depilação caseira

Depilação caseira

depilação caseira consiste na extração intencional de pelos e/ou cabelos do corpo de forma definitiva ou temporária. Manter a pele lisinha sem sair de casa é o desejo de muitas e, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não é uma tarefa impossível.

Qual é a mulher que não gosta de se cuidar, de andar bem arrumada, de se sentir bonita? E isto inclui a depilação. Ainda mais agora, no verão, quando as pernocas ficam mais expostas e os biquínis e maiôs dão o ar da graça! O problema, é que hoje em dia acaba saindo caro se depilar em centros estéticos.

Então… Depilar-se em casa, sozinha, pode ser a solução? Apesar de ser um pouco difícil, principalmente em certas áreas do corpo, se a pessoa tiver um pouco de paciência ela consegue fazer e alcançar os mesmos resultados das clínicas de estética.

Há tempos, pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pelos e lanugens, para fins estéticos (…) e para higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio.

Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente. Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos, seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.

São vários os tipos de depilação caseira:

Com lâmina, com cremes, com ceras quente e fria, a laser, com aparelhos depilatórios… Uns são mais fáceis e mais baratos, outros mais caros, outros, ainda, mais doloridos… Mas, antes de mais nada, não se esqueça de que cada produto é indicado para uma parte do corpo. Use-o somente na parte indicada, ok? Vamos a eles.

Bem, os cremes são ótimos para quem não tem a pele muito sensível. Funcionam assim: você passa em suas pernas e logo depois os pelos saem da raiz. Este tipo de depilação tem a duração parecida com a depilação com cera e é indolor. Porém, você deve seguir corretamente as instruções para não manchar a pele. As lâminas também são indolores, mas não duram quase nada, então, podem não ser muito compensatórias.

Os aparelhos depilatórios são uma excelente alternativa, pois as máquinas mais modernas são fáceis de manusear e possibilitam uma depilação duradoura. Após o investimento inicial – a compra da máquina –, este pode ser um método bastante interessante para quem quer se depilar em casa de maneira rápida e sem sujeira alguma.

Os dois métodos mais conhecidos para depilação caseira são com cera quente e fria. Mas qual a diferença entre eles?  A cera quente é menos dolorida, pois o calor dilata os poros e os pelos saem mais facilmente. A cera fria não tem esta vantagem, mas é um método mais rápido e você encontra produtos prontos para o uso em farmácias e lojas de cosméticos.

No mais… Estes são os principais cuidados que se deve ter para uma depilação caseira bem feita e segura: higiene, em primeiro lugar! Antes de iniciar a depilação, lave bem a área a ser depilada; se usar lâminas, dê preferência a peças novas; se for usar cremes, faça o teste da alergia e não o deixe mais tempo na perna do que o recomendado; se optar pela cera, não a reaproveite, pois pode haver contaminação.

Dependendo do método utilizado, se precisar retirar o produto, prefira fazê-lo com um pano de algodão, e não com papel; para um resultado melhor, puxe a cera no sentido contrários que os pelos crescem; após a depilação, use um creme calmante sem álcool e sem perfume e, depois, passe um creme hidratante com protetor solar.

Pronto! Pernocas lisinhas e bonitas… Coloque um vestidinho e vá curtir o dia com o seu gato ou com suas amigas!

Nesse vídeo do youtube, você encontra outras dicas sobre depilação caseira:

Clique aqui para voltar a página inicial.