Como funciona a Legislação para bicicleta eletrica?

Como funciona a Legislação para bicicleta eletrica?

Use uma bicicleta eletrica e evite congestionamentos.

Na cidade onde eu moro já enfrentamos problemas com transito congestionado e isso gera muito estresse. Hoje para percorrer uma distância de 11km em horário de pico chego a levar de 60 a 90 minutos. Com o recente aumento no preço da gasolina, me vi obrigado a procurar uma alternativa mais econômica para resolver esse problema.  Num primeiro momento eu pensei em comprar uma bike para ir para o trabalho. Em minha cidade possuímos ciclo faixas em boa parte das ruas, eu não levaria mais que 30 minutos para chegar até minha empresa. Contudo, acabei esbarrando em outro problema, na minha empresa não tenho como tomar banho, sendo que eu chegaria todo suado.

Então fui conhecer a bicicleta eletrica e seus benefícios, pois se trata de um meio de transporte de energia renovável e saudável.

Uma das vantagens está na aceleração e retomada de velocidade em paradas ou em subidas.

Outra vantagem é que a bateria da bicicleta eletrica pode ser removida e levada para carregar em qualquer tomada. O tempo médio de recarga é de 6 a 8 horas e gera uma autonomia de aproxmadamente 2 horas de utilização. Você irá gastar em média 1 (um) Real de energia elétrica e pode percorrer até 200km com uma bicicleta eletrica.

Dependendo do modelo da bicicleta eletrica, ela pode atingir até os 35km/h.

Como a bicicleta eletrica funciona?

bicicleta eletrica funcionam com um motor impulsionado por uma bateria, que pode ser de lítio ou chumbo. Elas podem ser utilizadas de duas formas:

A primeira delas é apenas acelerando, o que é muito cômodo. Você não precisa fazer nenhum esforço, a sua bike elétrica utiliza a energia fornecida pela bateria para fazer o motor trabalhar.

A segunda é o modo assistido. Conforme você pedala o motor auxilia nesse esforço, que pode variar em diversos níveis, ou seja, ele pode ajudar com muita ou pouca intensidade.

Mas se você quiser dispensar o motor de sua bicicleta eletrica e apenas pedalar como numa bicicleta comum, você também pode. Se o motor estiver desligado, ele não irá cria arrasto, ou seja não vai deixar a bike mais pesada pra você pedalar.

Você pode usar a bicicleta elétrica tanto para o seu dia-a-dia quanto para o seu lazer.

Dicas de segurança

Se for comprar uma bicicleta elétrica verifique se ela possui os seguintes itens:

  • Retrovisor
  • Farol
  • Buzina
  • Refletor traseiro
  • Freios, dê preferência para as que possuem freio a disco.
  • O capacete não é dispensável, mas na maioria dos modelos ele não acompanha.

Se você adotar essa ideia o meio ambiente, sua saúde e seu bolso agradecem.

Legislação para bicicleta eletrica:

Existe um item muito importante que deve ser mencionado, dependendo do modelo da bicicleta eletrica ela pode ser classificada em duas categorias: como uma bicicleta comum ou como ciclomotores.

Para que sua bicicleta eletrica seja classificada como uma bicicleta comum ela deve atender às seguintes condições, conforme parágrafo 3º da Resolução nº 465, de 27 de novembro de 2013, publicada no Diário Oficial no dia 13 de dezembro

I – potência nominal máxima de até 350 Watts;
II – velocidade máxima de 25 km/h;
III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar (pedal assistido ou pedelec);
IV – não dispor de acelerador ou de quaisquer outros dispositivo de variação manual de potência;
V – estarem dotadas de: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados, pneus em condições mínimas de segurança.
VI – uso obrigatório de capacete de ciclista.

Caso a bicicleta elétrica não siga essas condições, os condutores ficam sujeitos as implicações legais impostas na Resolução 315, de 08 de maio de 2009, publicado do Diário Oficial no dia 20/05/2009, dentre elas a necessidade da “ACC – Autorização para conduzir ciclomotor”.

 Clique aqui para voltar a página inicial.